top of page
  • Facebook Doentes
  • Instagram Doentes
  • YouTube Doentes

Samba Comentado

Realização: Instituto do Samba & Doentes da Sapucaí

"Quanto mais entendemos o que está por trás da letra de um samba, mais gostamos dele"

Clique nas escolas para ver o Samba Comentado 2026

NUVEM.png

Os 12 sambas de 2026 do RJ explicados em formato de vídeo, mostrando de forma ilustrada e dinâmica toda a história, as curiosidades e as mensagens que estão por trás das letras.

Os 12 sambas de 2026 do RJ explicados em formato de vídeo, mostrando de forma ilustrada e dinâmica toda a história, as curiosidades e as mensagens que estão por trás das letras.
O “Instituto do Samba”, em parceria com os “Doentes da Sapucaí”, lançou a versão 2026 da série “Samba Comentado”, que explica o que está por trás das 12 letras dos sambas das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o carnaval de 2026. 

 

O projeto visa mostrar as curiosidades e as mensagens que estão por trás de cada letra. Serão 12 vídeos, um para cada escola de samba do grupo especial do RJ de 2026. Cada vídeo tem duração média de 8 minutos e utiliza imagens, vídeos, entrevistas com os compositores, animações e muita pesquisa para ilustrar de maneira didática e dinâmica o significado de cada trecho dos sambas. A direção de arte e edição ficou a cargo de Andressa Lua. Já a pesquisa, o roteiro e as narrações do material ficaram por conta de dois jornalistas apaixonados por samba-enredo, Alexandre Araújo e Eugênio Leal.


Além das 12 escolas do grupo especial do RJ, o projeto também conta as histórias e curiosidades do samba do bloco Doentes da Sapucaí, que trará para o Carnaval 2026 o enredo "Neguinho da Beija-Flor: A Voz do Samba e Seus 50 Carnavais", o bloco celebra a trajetória extraordinária do intérprete que marcou gerações e eternizou sua voz na história do Carnaval.


Dino Soares, atual presidente do Doentes da Sapucaí, e um entusiasta do carnaval, falou sobre o projeto. “Quanto mais entendemos, mais gostamos de um samba. O samba-enredo é de fazer inveja a qualquer livro de história. Responda rápido, sem pesquisar: você sabe quem foi Heitor dos Prazeres e qual o seu legado? A resposta está no samba da Vila Isabel de 2026, que infelizmente muita gente vai escutar o samba sem perceber ou entender essa riqueza histórica. Identificamos que a profundidade do conhecimento a respeito da história por trás da letra está diretamente ligada ao quanto a pessoa gosta daquele samba. O Samba Comentado quer colocar luz nos sambas de enredo para o público possa entender melhor a mensagem que está por trás das letras, e assim levar conhecimento ao público para aumentar seu interesse no samba e valorizar o rico conteúdo nele inserido”.


Rogério Portos, vice-presidente do Instituto do Samba e idealizador do projeto, contou como surgiu a ideia de criar o Samba Comentado. “O Samba Comentado nasceu da ideia de entender passo a passo o samba da Imperatriz Leopoldinense de 2018, que falou sobre o Museu Nacional do RJ e que sofreu um incêndio meses depois de ser enredo da Imperatriz daquele ano. Naquela época, de forma amadora e ancorado apenas em pesquisas pela internet, o 1º Samba Comentado foi criado. Um ano depois veio a 2ª edição, explicando também em vídeo o enredo dos Doentes da Sapucaí de 2019: “As 10 Campeãs da Sapucaí”.


Segundo Alexandre Araújo, o trabalho faz com que você tenha uma nova visão sobre o samba-enredo. “Nós compositores ouvimos que os sambas são muito parecidos, mas acho que nunca houve um trabalho que esmiuçasse e explicasse o que está por trás de cada letra de samba. Essa série vai fazer com que muita gente se eduque e passe a olhar os desfiles de escolas de samba com uma outra perspectiva”.


Já Eugênio Leal destaca que “o projeto 'Samba Comentado' é um mergulho profundo na alma do carnaval. Nossa missão é ir além da melodia, revelando as ricas camadas históricas, culturais e sociais por trás de cada samba-enredo. Acreditamos que, ao desvendar o 'porquê' e o 'como' de cada letra, enriquecemos a experiência do público e contribuímos para uma maior valorização e compreensão da genialidade e do legado dos nossos compositores e escolas de samba”.


A exibição está sendo feita pelo canal do Instituto do Samba (https://www.youtube.com/InstitutoDoSamba) no YouTube, e a divulgação nos diversos canais dos parceiros: escolas de samba, intérpretes, compositores, portais de comunicação e personalidades ligadas ao universo do samba.

O lançamento foi no dia 15 de janeiro de 2026 e os 12 vídeos foram publicados diariamente, um a cada dia até o dia 27/01. 

  • 15/jan: Beija-Flor

  • 16/jan: Grande Rio

  • 17/jan: Imperatriz

  • 18/jan: Viradouro

  • 19/jan: Portela

  • 20/jan: Mangueira

  • 21/jan: Salgueiro

  • 22/jan: Vila Isabel

  • 23/jan: Unidos da Tijuca

  • 24/jan: Paraíso do Tuiuti

  • 25/jan: Mocidade

  • 26/jan: Acad. de Niterói

  • 27/jan: bloco Doentes da Sapucaí 
     

youtube-icon-free-vector.jpg
INSTITUTO SAMBA LOGO.png
bottom of page