Samba Comentado
Sambas-enredo...
É de fazer inveja para qualquer livro de história.
Muitas pessoas aprendem história ouvindo samba-enredo, que também traz à tona temas sociais e culturais relevantes.
Ainda que o compositor da letra de samba-enredo não tenha esta intenção, ele encarna a figura de um professor, que consegue ensinar mais do que a sua comunidade, chegando a todos que são alcançados pela voz de sua letra.
Um dos objetivos dos Doentes da Sapucaí é ajudar a resgatar e fomentar a cultura do samba enredo.
Identificamos que a profundidade do conhecimento a respeito da história por trás da letra do samba está diretamente ligada ao quanto a pessoa gosta daquele samba. Resumindo... quanto a gente mais entende de um assunto, mais a gente gosta.
Em fevereiro de 2018 o Museu Nacional do RJ, que infelizmente sofreu um incêndio no início de setembro de 2018, foi enredo da Imperatriz Leopoldinense/RJ.
Decidimos fazer um programa chamado "Samba Comentado", sobre este enredo.
Esperamos que gostem ...
Os Doentes tem como propósito "Perpetuar a cultura do Samba de Enredo" e "Valorizar a música brasileira e o entendimento de sua importância p/ a identidade dos jovens".
Desta forma, nada mais justo que homenagear as principais personagens do maior espetáculo da Terra: as escolas de samba.
Um mosaico rememorando décadas, retalhos de geniais criações, uma pequena amostra do que tanto nos emocionou: essa homenagem é a proposta dos Doentes da Sapucaí pra 2019!
O terceiro episódio do programa "Samba Comentado" foi feito por um profundo conhecedor do universo das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Guilherme Cimino, um membro cativo dos Doentes, comentou com sua peculiar irreverência cada samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro de 2019, além do samba dos Doentes deste mesmo ano.
O resultado você poderá ver abaixo... um verdadeiro show!!!
Com vocês... "A Ciminada de um Doente".
No quarto episódio o “Instituto do Samba”, em parceria com os “Doentes da Sapucaí”, lançou a série “Samba Comentado RJ 2022”, que explica o que está por trás das 12 letras dos sambas das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o carnaval de 2022.
O projeto visou mostrar as curiosidades e as mensagens que estão por trás de cada letra. Ao todo, foram 12 vídeos, um para cada escola de samba do grupo especial do RJ de 2022. Cada vídeo tem duração média de 10 minutos e utiliza imagens, vídeos, entrevistas com os compositores, animações e muita pesquisa para ilustrar de maneira didática e dinâmica o significado de cada trecho dos sambas. A apresentação do projeto coube à jornalista Aline Bordalo, com pesquisas feitas pelo jornalista e compositor Alexandre Araújo e direção, produção edição de Mill Müller. As gravações e as entrevistas dos compositores foram realizadas no Baródromo (Tijuca, RJ) e no Assembleia Bar (Vila Mariana, SP).
A exibição está sendo feita pelo canal do Instituto do Samba (https://www.youtube.com/InstitutoDoSamba) no YouTube. O lançamento foi no dia 01/04/2022 e os 12 vídeos foram publicados diariamente a cada dia da semana, em sequência.
O 1º episódio que foi ao ar no dia 01 de abril foi o da Vila Isabel, trazendo detalhes do samba feito em homenagem ao mestre Martinho da Vila, como por exemplo a explicação do trecho “Eu vou junto da família. Do Pinduca à Alegria pra brindar. Modéstia à parte, o Martinho é da Vila”. Por que “Do Pinduca à Alegria”?