top of page
Desfile Doentes 2023-349.jpg

Desfile 2023

11/02/2023

Write your title here. Click to edit.

Em 2023 os Doentes da Sapucaí homenagearam os intérpretes ("puxadores") das escolas de samba

This is a paragraph where you can add any information you want to share with website visitors. Click here to edit the text, change the font and make it your own.

Fotos: Desfile 2023

Enredo 2023:

“As vozes que embalam o carnaval, da concentração à dispersão... o canto que encanta a Sapucaí”

Autores: Alexandre Araújo, Rod Torres e Ivan Guimarães

Quando a sirene tocar e um grito ecoar

Doente de amor, me contagia

O canto que encanta, uma voz

Arrepia!

Segura a marimba é carnaval

“A hora é essa”, coração a palpitar

Vibrante e potente

Embala o componente

E faz o setor 11 sambar

 

Solta o bicho a poeira vai subir

Chegou a hora! Alô Sapucaí

Me dá licença vou me apresentar

Vem no swing, pra te emocionar

(bis)

 

Prepare o seu coração

Lembrar Jamelão, Estação Primeira

O canto de um beija-flor

Neguinho avisou, não é brincadeira

Saudades, Haroldo deixou,

Pilares chorou, saíram de cena

Adoro, faz meu ritmo

Embala na canção

São tantas vozes, filhos de uma geração

Da concentração à dispersão

 

Chora cavaco, o couro vai comer

“Agora é sério” vou te enlouquecer

Bate no peito, uma paixão especial

Alô Doentes, meu remédio é carnaval

(bis)

SINOPSE

A sirene!
Tudo pronto, todos a postos... silêncio à espera do grito de guerra, da ordem de ataque!
Potente e vibrante, a voz singular desperta, inspira, relembra todo esforço durante mais um ano, contagia e fantasia a alma dos combatentes que começam a cantar e sambar guiados por seu líder.
Muito mais que apenas cantores, os intérpretes oficiais das escolas de samba devem canalizar a energia de cada componente num equilíbrio paradoxal entre a descontração e a disciplina, em que a irreverência eufórica do carnaval resultará num evento de proporções espetaculares. É preciso que todos cantem de forma ritmada, junto com a bateria, em harmonia uníssona, no tom correto, milhares de pessoas como duplos do cantador... tudo isso, claro, com alegria e sorriso no rosto!
Apenas com muita dedicação é possível alcançar esse objetivo. A convivência e a união da comunidade durante o ano nos ensaios são fundamentais e o intérprete oficial será o porta-voz desse trabalho.
É por toda essa carga e responsabilidade que esses artistas são também popularmente conhecidos por "puxadores", já que puxam o canto, puxam a locomotiva... este termo até hoje gera debates e controvérsias, talvez por aparentar certo menosprezo à qualidade artística desse trabalho, polêmica que não deixa de enriquecer o arcabouço folclórico em torno do carnaval.
Intérpretes, puxadores, cantores, cantadores... alguns há décadas, outros chegando... são pessoas, gente do samba, em sua ampla maioria negros, quase todos homens, mas mulheres também, Elza Soares que o diga!... São apaixonados, ídolos, heróis, vozes que nos encantam, nos incentivam, nos embriagam com vocalizações, onomatopeias, gritos de guerra, gargalhadas, nos emocionam e servem de modelo às novas gerações de sambistas.
Pois é com muita honra que os Doentes da Sapucaí trazem para 2023 o enredo "As Vozes que Embalam o Carnaval: da Concentração à Dispersão, o Canto que Encanta a Sapucaí", uma homenagem aos intérpretes e puxadores que tantas alegrias nos trouxeram nas noites de carnaval, nas rodas de samba, no rádio do carro, no trabalho, na praia, no churrasco, no chuveiro... 
Saibam que estaremos sempre juntos!

 

ALÔ POVÃO AGORA É SÉRIO!
OLHA O DOENTES AÍ GENTE!
SEGURA A MARIMBA!
A HORA É ESSA!
PRA CIMA DELES!

Simulando um desfile real no sambódromo, os Doentes escolhem um enredo para abordar a cada ano. Neste ano o enredo será “As vozes que embalam o carnaval, da concentração à dispersão... o canto que encanta a Sapucaí”, uma justíssima homenagem aos artistas da voz de comandam o maior espetáculo da Terra, os intérpretes, também conhecidos como “puxadores” de samba. O samba carrega lindas lembranças de puxadores que já nos deixaram, como Jamelão, Dominguinhos, Haroldo Melodia, entre outros, bem como referências de grandes nomes da atualidade, como Neguinho da Beija Flor, Zé Paulo Sierra, Ito Melodia, Emerson Dias, Quinho, e outros nomes de peso do mundo do samba.

bottom of page