Sambas de Enredo Memoráveis - Década de 60
Mangueira 1967 - O Mundo Encantado de Monteiro Lobato
Quando uma luz divinal
Iluminava a imaginação
De um escritor genial
Tudo era maravilha
Tudo era sedução
Quanta alegria
E fascinação
Relembro...
Aquele mundo encantado
Fantasiado de dourado
Oh! doce ilusão
Sublime relicário de criança
Que ainda guardo como herança
No meu coração
Glória a este grande sonhador
Que o mundo inteiro deslumbrou
Com suas obras imortais
Vejam quanta riqueza exuberante
Na escritura emocionante
Com seus contos triunfais
Com seus personagens fascinantes
Nas histórias tão vibrantes
Da literatura infantil
Enriquecem o cenário do Brasil
E assim... E assim
Neste cenário de real valor
Eis... o mundo encantado
Que Monteiro Lobato criou
Composição: Jurandir / Batista / Darcy da Mangueira / Helio Turco/ Luiz
Explicação do Samba / Contexto Histórico / Curiosidades
Em 1967, o samba-enredo da Mangueira “O mundo encantado de Monteiro Lobato” fez sucesso por todo o Brasil, estimulando o lançamento do primeiro álbum de sambas-enredo, intitulado “Festival do Samba”.
Foi a primeira vez que uma escola de samba apresentou um enredo baseado na literatura infantil brasileira. A Mangueira só entrou na avenida às 10h da manhã de segunda-feira e saiu campeã.
Neguinho da Beija-Flor: "Eu, começando a minha carreira, querendo uma vaga na ala dos compositores, estava servindo aeronáutica. Fui na quadra da Mangueira nesse dia e Darcy da Mangueira e seus parceiros venceram a disputa do samba-enredo com esta obra. E foi aí que eu decidi que, quando saísse das Forças Armadas, iria seguir a carreira de compositor de escola de samba, por incrível que pareça.
Em 1967, com 18 anos, eu vi este samba surgir na quadra da Estação Primeira de Mangueira: "O Mundo Encantado de Monteiro Lobato".
Este samba-enredo da Mangueira fez sucesso por todo o Brasil, estimulando o lançamento do primeiro álbum de sambas-enredo, intitulado “Festival do Samba”.
E por falar em festival... depois de mais de 50 anos fui convidado para participar também de um "Festival de Samba", dessa vez dos Doentes da Sapucaí, e dessa minha participação nasceu a idéia de desenvolvermos, juntos, esse projeto que visa o estímulo da nossa cultura: a cultura do samba de enredo."
Escute agora no