Desfile 2019
Enredo 2019
"Pout-Pourri do Samba, uma homenagem às campeãs da Sapucaí"
Sinopse...
No final de 1982, após décadas de governos biônicos, o Rio de Janeiro elegeu Leonel Brizola como seu governador, tendo o antropólogo Darcy Ribeiro por vice.
Ambos idealizaram a construção de um espaço permanente para a realização dos tradicionais desfiles de escolas de samba, e que durante o ano abrigaria salas de aula de escolas públicas. Claro que foram chamados de loucos, ridicularizados pela mídia, a obra é inútil, vai cair, ninguém vai conseguir escutar o samba, blá blá blá...
O projeto do Sambódromo finalmente foi encomendado a Oscar Niemeyer, a obra realizada em pouco mais de 100 dias, e a inauguração aconteceria já em 1984.
Os desfiles passaram a ser em dois dias, a cobertura da TV aumentou o grau de exigência, o profissionalismo chegou de vez em todos os setores das grandes escolas, da produção e cenografia às baterias, dos puxadores aos casais de mestres-salas e porta-bandeiras.
De lá pra cá, seguindo o modelo, muitos sambódromos se espalharam pelo país. Mas o do Rio, na Rua Marquês de Sapucaí, segue único, seja pela tradição de suas escolas, seja pela grandeza e pelo primor estético dos desfiles, seja pelos sambas históricos gravados pra sempre na memória dos sambistas, seja pelo magistral arco da Praça da Apoteose.
Contra tudo e contra todos, mais e mais apaixonados vão surgindo; é um vício, uma doença.
Pois Doentes que somos, ano a ano renovamos nossa paixão, sedentos por mais um carnaval, pelos novos enredos, a ordem dos desfiles, os sambas vencedores, fantasias, ensaios...
Mas e se pudéssemos juntar todas escolas numa só bandeira, num só samba?
Um mosaico rememorando décadas, retalhos de geniais criações, uma pequena amostra do que tanto nos emocionou: essa homenagem é a proposta dos Doentes da Sapucaí pra 2019!
E já que um novo ciclo começa tão logo o anterior se encerra, que boemia continua não tendo meio expediente, e doença que não tem remédio, remediada está, mãos à obra, Doentes!
Evoé!
Emerson Dias
Intérprete Principal da G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro (RJ)
e Oficial dos Doentes da Sapucaí (SP)